terça-feira, 28 de junho de 2016

Emagreça dormindo!

Que precisamos de uma boa noite de sono isso já sabemos. Mas que esse hábito pode nos trazer benefícios como emagrecer e ganhar fibra muscular, isso pode ser novidade pra você! Segundo o médico americano Michael Breus. Autor do livro "The Sleep Doctor's Diet Plan", as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente enquanto dormimos.


Se você dorme mal com frequência, o nível do hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade após as refeições, despenca. 
Ao mesmo tempo, o nível de grelina, hormônio que causa fome, aumenta. Fazendo você sentir ainda mais fome.
Quando dormimos mal, nossos níveis de cortisol (o hormônio que ajuda a estocar gordura no organismo) aumentam, deixando a barriga enorme.
Dormindo do jeito certo, você consegue perder até 7 quilos em um mês", atesta Breus. Dessa maneira, os hormônios ficam regulados, você come com equilíbrio e emagrece.
Estudos da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovam: adultos que dormem bem possuem 20% menos de gordura na barriga. Cada estágio de sono tem, em média, 90 minutos. O ideal é que a pessoa durma, no mínimo, 5 estágios por noite. Dessa maneira, a soma resultará em 7 horas e meia de sono, pelo menos. Se você quer emagrecer, perder barriga, ter um corpo firme e saudável... você precisa degradar gordura e construir mais fibras musculares.

E agora que vem o grande o segredo!

Dieta e exercícios físicos são uma ótima mistura para emagrecer, correr por exemplo, faz bem e emagrece, mas você perderá apenas aquelas calorias durante o exercício. Você precisa realizar uma atividade que force vários grupos musculares, pôs esses músculos precisaram se recuperar depois das atividades o que passará até 72 horas requisitando calorias para construir novas fibras musculares.
Resumindo... uma boa atividade física (que não precisa durar mais que alguns minutos) te faz queimar gorduras até o dia seguinte. Sem estar fazendo nada para isso. 
Enquanto a dieta: evite açúcar, evite carboidratos refinados, (massas, farinhas,), abomine gordura trans. (industrializados como bolachas, sorvetes, entre outros), abuse de proteína animal e frutas e legumes ricos em fibras. Geralmente estes alimentos tem pontuação baixa na dieta e te permitirão ingerir boas quantidades, que te farão feliz e saudável.
Com tudo isso você conseguirá, perder peso enquanto dorme e ganhar mas qualidade de vida no seu dia a dia!

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Festas juninas sem peso.


Festas juninas: como manter o peso diante de tantas delícias?
O milho é fonte de energia, fibras, vitamina A, B1, C, ferro, potássio e é o tradicional ingrediente da maioria dos pratos juninos, seguido da mandioca.
Algumas delicias feitas com o amendoim podem conter grande quantidade de açúcar, como no caso do pé de moleque (490 Kcal em 100g) e da paçoca (150 Kcal em 30g). O amendoim é, rico em potássio, magnésio, zinco, proteína e gordura monoinsaturada (aquela benéfica ao organismo). 
A tapioca é outra ótima opção. Por ser produzida a partir da mandioca, é rica em carboidratos e alto teor energético, pode ser consumida doce ou salgada. Mas temos que ter cuidado com o recheio.
Devemos mesmo é ter cuidado mesmo é com a quantidade. A tabela há seguir mostra os principais alimentos em porções.

Alimentos
Calorias
Quantidade
Milho cozido
140
Unidade
Pipoca
230
Pacote Peq.
Pinhão
174
100g
Amendoim
300
50g
Canjica
230 à 350
200ml
Arroz doce
220
200ml
Pé de moleque
150
30g
Bolo de fubá
350
Fatia
Cocada
450
100g
Umas das dicas muito uteis é comer bem antes de sair de casa para não exagerar nas delicias de São João.  Já que quando se trata de calorias... ganhar não é o problema. 

terça-feira, 14 de junho de 2016

Ladroes de energia

Segundo o Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano. Algum fatores no dia a dia contribuem para a perda de energia. 



1 – Fique longe de pessoas negativas
"Afaste-se daquelas pessoas que só chegam para compartilhar queixas, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamento dos outros. Se alguém procura uma lata para jogar o lixo que tem dentro, que não seja na sua mente. Busque pessoas nutritivas, afaste-se  daquelas que são tóxicas"
2 – Pague as suas contas em dia.
"Ao mesmo tempo, cobre aqueles que te devem ou escolha deixar para lá, se você já percebeu que é impossível receber. Não compre, se não pode pagar, não ha nada que roube mais sua energia do que dever e não ter como pagar."
3 – Cumpra as suas promessas.
"Se você não cumpriu alguma, pergunte-se o porquê desta resistência. Sempre você tem o direito de mudar de opinião, de se desculpar, de compensar, de renegociar e de oferecer outra alternativa diante de uma promessa não cumprida, mesmo que já um costume. A forma mais fácil de evitar o não cumprimento de algo que você não quer fazer é dizer “NÃO” desde o começo. Não sabe dizer NÃO, aprenda!"
4 – Delegue sempre as tarefas que puder. 
"Elimine, dentro do possível, e delegue aquelas tarefas que você prefere não fazer, dedicando o seu tempo àquilo que, sim, você desfruta fazer."
5 – Permita-se descansar e aja sempre que necessário.
"Dê permissão a você mesmo para um descanso, quando você estiver em um momento que o necessite e dê permissão a você mesmo para agir quando estiver em um momento de oportunidade."
6 – Limpe, desentulhe e organize seu espaço
"Jogue fora, recolha e organize… nada te tira mais energia que um espaço desordenado e cheio de coisas do passado que você já não necessita."
7 – Cuide de sua saúde
"Dê prioridade à sua saúde, sem a máquina do corpo trabalhando ao máximo, você não pode fazer muito. Tome tempo para perceber o que seu corpo está te dizendo."
8 – Enfrente as situações difíceis 
"Enfrente as situações tóxicas que você está tolerando, desde resgatar um amigo ou um familiar, até tolerar ações negativas de um companheiro ou um grupo. Tome a ação necessária."
9 – Aceite uma situação que não pode mudar
"Aceite. Não é resignação, mas nada te faz perder mais energia que o resistir e brigar contra uma situação que você não pode mudar."
10 – Perdoe
"Deixe ir uma situação que está te causando dor… você sempre pode escolher deixar ir a dor da recordação."


Mudança de padrão mental e de comportamento é essencial para uma vida mais plena e verdadeira, procure praticar os ensinamentos do mestre Dalai Lama, e, lembre-se que temos o Alecrim,  para nos ajudar  neste processo de transformação da mente, e abertura para um novo campo de  consciência, o qual nos permite ver a realidade da vida com mais leveza 

Fonte: http://www.veraguedesaroma.com/blog/os-10-ladroes-de-sua-energia-dalai-lama

Estrias?

As estrias são um problema que atinge mais mulheres do que homens e costuma afetar as regiões das coxas, bumbum, seios, abdômen e dorso. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.
Quando são recentes são de cor rósea ou púrpura, já as antigas ficam esbranquiçadas. Em pessoas de pele morena ou negra as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura do que seu (o) tom de pele.
Os principais fatores causadores deste processo são:
·         Ganho de peso excessivo
·         Alterações hormonais
·         Uso de corticoide tópico ou oral
·         Gestação
·         Colocação de prótese mamária,
·         Uso de anabolizantes

As técnicas mais utilizadas no tratamento de estrias são a aplicação tópica de ácidos, peelings, subincisão, tratamentos a laser e infravermelho, dentre outros.
Mas uma boa alimentação tem levado pessoas ao um resultado muitas vezes satisfatório. Na prevenção e cuidados contra as temidas estrias.
Alimentos anti-inflamatórios, como o ômega 3 presentes no: Atum, Salmão, Arenque, cavalinha, Sardinha, truta.
Alimentos Antioxidantes
Que ajudam a mante as células mais vivas, pois impedem o processo degenerativo, graças a suas altas concentrações de Vitamina E, A, C, selênio e flavonoides.


E onde encontrar?
Vitamina E
Folhas verde-escuras, óleos vegetais, como: óleo de girassol, de macadâmia, de gergelim, linhaça, castanhas do Brasil e do Pará, amêndoa e o ovo.
Vitamina A
Gema de ovos, brócolis, cenoura, espinafre, melão, abóbora e manga.
Vitamina C
Laranja, limão, kiwi, abacaxi, acerola, maracujá e mexerica, também nos vegetais verde-escuros, como brócolis, couve, espinafre, salsinha e hortelã. 
Fonte de Selênio
Castanha do Brasil, Atum, Aveia e alimentos integrais
Fontes de Flavonoides
Maçã, no morango, na uva, no suco de uva, vinho tinto e nas nozes. 
Outros antioxidantes com ótima ação
Cúrcuma, chá-verde, alecrim 
(procure acrescentá-los sempre ao seu dia-a-dia, os torne parte da alimentação diária) 

Água, muita água!
Outro aspecto bem importante tanto para prevenção como para redução das marcas de estria é a Hidratação. É essencial manter a pele bem hidratada com os cremes certos (procure um dermatologista ou um esteticista) e com a ingestão de líquidos, como água e água de coco. Tente beber pequenos goles de água ao longo do dia. Mantenha seu corpo hidratado!

O que você deve evitar

  • Sal em excesso. Salgadinhos, batatas fritas, castanhas, amendoim e frios (salame, mortadela, presunto, etc.) também são ricos em sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.
  • Comer dois alimentos do mesmo grupo. Exemplo: arroz e batata ou frango e carne. As folhas verdes são a exceção, você pode comê-las à vontade.
  • Queijos amarelos, chocolates, creme de leite, chantilly, manteiga e frituras. São ricos em gordura.
  • Bebidas alcoólicas, doces e açúcar. São ricos em calorias que serão transformadas em gordura.
  • Longos períodos sem se alimentar. Fazer dieta não é passar fome nem fazer jejum.
  • Comer muito no jantar. À noite, seu organismo gasta menos energia, armazenando as calorias sob a forma de gordura.
Sugestão de Cardápio para Uma Dieta de Combate a Estrias:

Café da Manhã

  • Iogurte, cookies integrais com geléia de frutas, pêra, vitamina de banana com linhaça, pão integral, cream cheese, suco de frutas vermelhas (polpa congelada), torradas integrais, ovo mexido, suco de maçã, amêndoas.
Lanche da Manhã
  • Nozes
  • Uva passa.
  • Mamão papaia.
  • Abacaxi.
  • Maçã.
Almoço
  • Salada de alface, pepino e tomate-cereja, arroz integral, feijão, carne magra assada.
  • Salada de almeirão, rabanete e palmito, sobrecoxa de frango
  • Salada de alface roxa, abobrinha e pimentão, macarrão com atum
  • Salada de escarola e alface americana, lentilha, filé de frango grelhado, brócolis refogados com azeite e alho.
  • Salada de frutas. (Sobremesa)
Lanche da Tarde

  • Iogurte com frutas vermelhas.
  • Cookies integrais.
  • Maçã.
  • Suco de uva.
Jantar

  • Salada de acelga, repolho roxo e nozes, batata assada, requeijão light, macarrão.
  • Alface americana, chuchu ao vinagrete e azeitona preta, arroz, lentilha, lombo suíno assado, (fatias finas) Opção 4: 1 prato fundo de sopa de legumes com carne (ou frango),1 torrada integral chá de camomila.
  • 1 bombom, abacaxi com limão, 30 g de chocolate acima de 50% de cacau. (Sobremesa)
Ceia
  • Maçã.
  • Fatia fina de bolo.
  • Chá de camomila.
  • 1 banana-prata amassada polvilhada com aveia.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

6 Dicas sobre alimentos funcionais

Alguns alimentos são especiais, eles são considerados como super alimentos.


O que são: São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.

Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.

Consumo de Alimentos Funcionais:

 1- É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. 
 2- Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados proteicos de soja) ou peixes ricos em ômegas

3- O consumidor deve também estar atento e procurar saber se o alimento que está comprando (referimo-nos àqueles processados pela indústria) teve sua eficácia avaliada por pesquisas sérias.

4- Para que os resultados sejam eficazes, é importante que o consumidor siga as instruções na rotulagem, utilizando o produto da forma recomendada pelo seu fabricante;

5- Além disso, é importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

Abaixo, um quadro com os principais compostos funcionais investigados pela ciência: 

Composto
Ação
Alimentos onde é encontrado
Isoflavonas
Ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anti-câncer
Soja e derivados
Proteínas de soja
Redução dos níveis de colesterol
Soja e derivados
Ácidos graxos ômega-3
Redução do LDL - colesterol; ação antiinflamatória; é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e
da retina de recém nascidos
Peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque, etc
Ácido a - linolênico
Estimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória
Óleos de linhaça, colza, soja; nozes e amêndoas
Catequinas
Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico
Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto
Licopeno
Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata
Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia
Luteína e Zeaxantina
Antioxidantes; protegem contra degeneração macular
Folhas verdes (luteína). Pequi e milho (zeaxantina)
Indóis e Isotiocianatos
Indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama
Couve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda
Flavonóides
Atividade anti-câncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante
Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja
Fibras solúveis e
insolúveis
Reduz risco de câncer de cólon, melhora o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.
Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc; leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc.; hortaliças com talos e frutas com casca
Prebióticos - frutooligossacarídeos, inulina
Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino
Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon
Sulfetos alílicos (alilsulfetos)
Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico
Alho e cebola
Lignanas
Inibição de tumores hormônio-dependentes
Linhaça, noz moscada
Tanino
Antioxidante, anti-séptico, vaso-constritor
Maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, soja
Estanóis e esteróis vegetais
Reduzem risco de doenças cardiovasculares
Extraídos de óleos vegetais como soja e de madeiras
Probióticos - Bífidobacterias e Lactobacilos
Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon
Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Alimentos que te dão energia.

As tarefas do dia a dia muitas das vezes vem tirando de nós tiram do ritmo energético e nos dão aquela moleza, ou até mesmo a que sono descontrolado.
Isso é porque faltam vitaminas e outros minerais essenciais para o funcionamento adequado do nosso metabolismo. E um dos fatores para essa fraqueza é a alimentação.
Optar por alimentos que te dão mais energia, é o começo para te levar a um dia a dia com mais disposição. E aqui estão alguns dos alimentos fáceis de se encontrar e que te ajudam a recuperar as forças.


Algumas sementes
Nozes, castanhas e amêndoas contem proteína vegetal, magnésio, cobre e selênio e gorduras boas que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides, melhoram a memória e a produção de energia.
Aveia
Riquíssima em vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de energia e a disposição. Pode ser usada em frutas ou no preparo de mingais ou de vitaminas.
Açaí
É rico em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes, fonte de gorduras boas, o que auxilia no controle da pressão arterial e do colesterol, alem de proporcionar mais energia e disposição.
Água de coco
Sendo uma fonte natural de hidratação. A água de coco nos dá energia e mais disposição, graças a sua concentração de vitaminas e  minerais.

Banana
Cheia de potássio e de uma substancia que ajuda a regular o sono, o humor e auxilia na prevenção de problemas emocionais, (a serotonina). A banana é um alimento fácil de se encontrar e custa puco.


Chocolate Amargo
Possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta e mais disposto. Além de antioxidantes que,  retardam o envelhecimento precoce, auxiliam na saúde do coração. E pode ser consumido diariamente em porções minimas de até 30 gramas.





Guaraná
Fonte de cafeína é um estimulante do sistema nervoso. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas.
Ovo
Os benefícios do ovo vão desde ganho de massa muscular até melhora na disposição, na memoria, na disposição e na qualidade do sono. Graças ao a riqueza em proteínas e minerais.

E esses são apenas alguns exemplos simples, de alimentos fáceis de se encontrar. E que podem ser consumidos no dia a dia. Não podemos deixar de frisar aqui que outros fatores a nossa volta também casão essa moleza repentina e que nos tiram as forças.
Na duvida procure seu médico ele com certeza vai te ajudar e te dar as melhores orientações.